terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto - 2010 - ANOS INICIAIS




 Professores dos anos iniciais
Na execução do projeto, todos os alunos foram encaminhados para a sala de multimídia, onde foram recebidos pelas professoras Joana e Célia. Foi feito um combinado entre professores e alunos quanto à forma adequada de participar das atividades a serem desenvolvidas: Primeiramente, todos se sentaram em silêncio, com os braços cruzados e pernas “de índio”, sem se comunicar com os outros e sem fazer questionamentos, até o final da exibição do vídeo.
Teve início, então, a exibição da animação de Maurício de Souza “Os Azuis”, da Turma da Mônica. O vídeo foi exibido em datashow, propositalmente sem áudio. Nesse momento, foi visível o mal-estar dos alunos, que perceberam que não havia som, mas não podiam falar e nem se mexer.


O objetivo foi a percepção da dificuldade que um deficiente auditivo e/ou físico enfrenta no convívio com o outro e ao realizar atividades no seu cotidiano.
O vídeo em questão mostra a personagem Mônica levantando pela manhã, abrindo a janela, olhando-se num espelho e saindo feliz para a rua, ao encontro de seus amigos. Primeiramente encontra Cebolinha, que para sua surpresa está com a pele azul. Ela estranha sua aparência, mas Cebolinha responde que aquela é sua cor e que quem está diferente é a Mônica. Chegam Cascão, Franjinha e sua melhor amiga Magali, todos azuis, também. Ao verem Mônica diferente, vão embora, deixando-a sozinha e triste. Mônica não entende o que está acontecendo e é evitada por todos da cidade, acabando perseguida pela polícia. Até um cego, que inicialmente mostra-se solidário a ela, foge ao descobrir que ela não era azul.
Mônica encontra amizade apenas na figura do cãozinho Bidu. Ela conversa com ele, desabafando sua tristeza, dizendo que não é azul como eles, mas tinha os mesmos sentimentos. Bidu  a acompanha até em casa, lá Mônica percebe que sua mãe também está azul e ao passar em frente ao espelho, ouve uma voz que explica que aquele era um portal, que por um erro em uma experiência ela estava ali, porém retornaria para sua dimensão em uma fração de segundo. O espelho desaparece e Mônica reencontra, feliz, sua mãe, seus amigos Magali, Cebolinha, Cascão, Franjinha e Pelezinho e tudo volta ao normal.
Após a exibição houve uma abordagem do assunto, em que todos tiveram a oportunidade de exprimir suas opiniões e, mediados pelas professoras, levados a refletir sobre a diversidade e as dificuldades que todos nós podemos ter ao nos sentirmos excluídos de um grupo ou uma atividade. Nesse momento, foi contada a história dos sete cegos que encontraram um elefante no meio do caminho. Ao tatear partes do elefante, cada um teve uma ideia do que poderia ser: a perna seria um tronco de árvore, o rabo, uma corda, o corpo, uma parede e assim por diante. Eles começaram uma discussão, o elefante foi embora, e não chegaram a nenhuma conclusão, pois nenhum deles teve a noção do todo.
O vídeo foi novamente exibido, desta vez com som. Retomou-se a reflexão, com ênfase na importância da participação efetiva de todos na sociedade, as implicações da convivência em grupo e a importância do respeito, da harmonia e da participação solidária que cada um pode ter para a inclusão de todas as pessoas no convívio social, independente de cor, etnia, credo ou necessidades especiais.
A atividade foi encerrada com a proposta de que os alunos produzam uma frase ou desenho sobre a dinâmica realizada e sobre o que aprenderam com ela.


Nenhum comentário: